Mapa e IF Goiano firmam parceria para estimular inovação na agropecuária de Goiás

Objetivo é apoiar ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e o surgimento de novos negócios

Foto: Arquivo/OP Rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) irão adotar ações para estimular a pesquisa e desenvolvimento da inovação na agropecuária do estado, além do apoio a novos negócios.

O objetivo é o apoio ao desenvolvimento do ecossistema regional de inovação agropecuária, além do compartilhamento de informações entre as instituições, e publicização das iniciativas. São 11 ações específicas que serão desenvolvidas pelo IFGO, entre elas a oferta de serviços tecnológicos por meio de infraestrutura de inovação aplicada e de colaboração para transferência de tecnologia e inovação para aumentar a competitividade do setor de agronegócio e do processo de internacionalização.

A parceria foi formalizada este mês entre Mapa e IF Goiano por meio da assinatura de um protocolo de intenções durante a programação do evento Ceagre Agro Experience, em Rio Verde (GO).

O coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa, Daniel Trento, lembra que algumas tecnologias já estão disponíveis para o produtor rural. “Em termos de adoção de tecnologia, os produtores mais bem-sucedidos são aqueles que estão próximos ao instituto de pesquisa. Como forma de incentivo, o Ministério da Agricultura disponibiliza mais de 50 aplicativos gratuitos, que o produtor pode utilizar no dia a dia dele”.

Segundo o protocolo de intenções, está prevista a criação de um Comitê Gestor Regional para Inovação Agropecuária, que deverá ser composto por instituições públicas e privadas, tais como instituições de ensino e pesquisa, organizações do setor rural e de outras representativas da área de inovação. O comitê será responsável por promover um diagnóstico regional de inovação.

A parceria não envolve a transferência de recursos financeiros, e terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Fonte: O Presente Rural
22/08/2022