Incêndios atingem fazendas às margens de rodovia, em Goiás

Fogo foi visto ao longo da GO-210, que leva a municípios como Santa Helena de Goiás e Rio Verde

Foto: Rogério Albuquerque

Propriedades rurais às margens de uma rodovia vem sendo atingidas por incêndios, em Goiás. Os focos foram registrados ao longo da GO-210, que leva a municípios como Santa Helena de Goiás e Rio Verde. A reportagem da Globo Rural registrou chamas atingindo lavouras em diversos pontos do trajeto.

Ao registrar o ocorrido, a equipe sofreu uma tentativa de intimidação por parte de pessoas que atuavam no combate a um incêndio em uma das propriedades. Ao longo do percurso, é possível ver o fogo se alastrando, levado pelo vento forte no local. Em alguns trechos, a fumaça atravessa a estrada, afetando a visibilidade do tráfego.

À imprensa local, produtores rurais relatam que o fogo começou de forma espontânea em palhadas de milho de segunda safra, o que associam à seca que atinge a região. Ainda não há a confirmação de quantos hectares nem quais culturas tiveram lavouras atingidas. 

De acordo com dados do Monitor do Fogo, mantido pela organização não-governamental Mal Biomas, de janeiro a julho deste ano, o Estado de Goiás registrou focos de queimada em 68,9 mil hectares, 33% a menos em comparação com o mesmo período no ano passado. Apenas em Santa Helena de Goiás, o fogo atingiu 309 hectares no período. Em Rio Verde, foram 665 hectares.

Fonte: Globo Rural
19/08/2022