CNT promove diálogo com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva

Evento foi realizado nesta quinta-feira (28), na sede da CNT, em Brasília, e contou com a participação do candidato à vice-Presidência da República, Geraldo Alckmin

Foto: CNT

A primeira edição do Diálogo com os Presidenciáveis, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), contou com a presença do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve, na sede da instituição, em Brasília, nesta quinta-feira (28/7).

Por ter sido o primeiro presidenciável a confirmar participação no evento, Lula teve a oportunidade de, hoje, apresentar os seus planos e compromissos com o setor de transporte brasileiro para os próximos anos. Ele veio acompanhado pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo coordenador do programa de governo da frente ampla “Vamos todos juntos pelo Brasil”, Aloizio Mercadante. 

Durante o evento transmitido, ao vivo, pelo canal da CNT no YouTube, o presidente da CNT, Vander Costa, entregou a Lula e a Alckmin a publicação “O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País”.

No documento, o Sistema CNT – constituído pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT e pelo ITL – traz contribuições que visam fomentar a geração de emprego, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental e energética. 

Ao público presente, o presidente da CNT fez questão de ressaltar a imprescindibilidade do setor de transporte para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. “Quanto mais uma nação produz, maior é a sua interface com o transporte e a logística. Pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues dentro e fora do território nacional. É isso que o nosso setor faz: move o Brasil”, afirmou.

Vander Costa também destacou a importância de o Estado brasileiro priorizar o setor, já que, para ele, uma infraestrutura de transporte planejada, moderna e interligada contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e para o bem-estar da população.  “Os desafios são muitos e deve haver vontade política para superá-los. O maior deles é a falta de investimento em infraestrutura, que prejudica toda a cadeia produtiva brasileira”, disse.

Sobre a infraestrutura necessária para que o Brasil dê um salto de qualidade, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar que o Estado tem um papel preponderante. “Não defendo o Estado empresário. Defendo o Estado indutor. Se o estado não entra, não tem solução”, afirmou o presidenciável.  

Segundo Lula, dinheiro em caixa é bom se transformado em obra, transformado em rodovia, em ferrovia, em portos, e aeroportos, em empregos. E é isso que vamos fazer neste país”, concluiu.

CNT aguarda confirmação de outros candidatos

A publicação “O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País” foi entregue aos candidatos mais bem posicionados na última edição da Pesquisa CNT de Opinião, que também foram convidados a participarem do evento. 

A Confederação Nacional do Transporte aguarda as confirmações para marcar o próximo Diálogo com os Presidenciáveis, que faz parte do 5º Fórum CNT de Debates.

Fonte: CNT
29/07/2022